" UM ESPAÇO PARA COLECIONADORES E AMANTES DE MINIATURAS "

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Customização de Miniaturas: Um Hobby Dentro do Hobby - Parte I

"Customização" ... Creio que todos ou a grande maioria já ouviu falar nessa palavra aportuguesada, a qual podemos substituir também por "Transformação" ou "Personalização", que é a arte de modificar de forma bem simples ou até em um nível altíssimo de sofisticação, e que pode ir, no caso de miniaturas, desde uma simples substituição de uma peça móvel por outra diferente, como rodas e pneus, passando por mudanças na pintura ou adesivações, e chegando até mesmo ao acréscimo de acessórios, como aerofólios e spoilers ou até mesmo mudanças radicais e definitivas na estética ou estrutura da miniatura, como recortes na carroceria. Profissional ou amador, o customizador acima de tudo é um artista que dá vida a um sonho ... e o grande barato é mesmo o prazer que a customização proporciona ao colecionador, que pode ter materializado o desejo de ver uma miniatura do jeito que sempre imaginou ! Veja agora alguns exemplos :


Recentemente chegou em minhas mãos essa belezura: trata-se de uma customização reproduzindo uma Viatura dos anos 70 e 80 da ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas de BH), feita pelo artista mineiro Paulo Fiote a partir de uma miniatura bem simples, uma Chevrolet Veraneio, vendida recetemente a preços populares pelos Jornais O Tempo e Super Notícia, ambos aqui de BH (sim, é isso mesmo ... aquela vermelha !) eu mesmo quase não acreditei quando vi o resultado ... uma riqueza de detalhes impressionante, fruto de um trabalho de pesquisa de seus idealizadores, diretores de uma grande loja de miniaturas de BH, a "ReplicaBH". Os caras reproduziram com fidelidade todos os detalhes da viatura original: cores, logotipos e acessórios, o que pude conferir, pois vi as fotos do veículo original ... simplesmente fantástico !


Essa Miniatura foi customizada a partir de uma Panel '56 da Hot Wheels, por meu amigo colecionador e Customizador, Davis Langkammer, de Sorocaba-SP (vejam outros trabalhos dele em: http://picasaweb.google.com.br/1974LANGKAMMER/CUSTOMESPECIAIS ) ... o cara tem muitas peças legais e sempre conversamos sobre algumas idéias que temos , sendo que, nesta ocasião ele havia me mostrado uma customização que ele fez a partir da mesma idéia desta aqui, daí eu imediatamente pedi a ele que fizesse uma customzação aonde eu pudesse homenagear minha esposa, eternizando imagens de um momento mágico de nossas vidas em uma miniatura ... sou suspeito para falar, mas acho que a "I See You", como a batizamos, ficou muito bonita !




Essa Mini aqui em cima foi uma personalização de minha própria autoria ... hehehe ! nada ousado, pois sou absolutamente analfabeto neste quesito ! trata-se de uma customização bem simples, que consistiu apenas nas trocas das rodas e pneus, uma vez que eu achava que os jogos originais eram um tanto quanto sem graça ... Utilizando um jogo de rodas e pneus de outra mini da mesma escala (1:50) e do mesmo fabricante (Hot Wheels), acredito que o resultado ficou bastante legal, pois as rodas cromadas (as originais eram cor de bronze, sem brilho), deram nova vida ao modelo, um Dodge Charger '69, um dos carros mais bonitos que conheço (na minha opinião, ok ?) e que tem lugar de destaque em minha coleção.




Em breve postarei mais comentários sobre customizações feitas por amigos meus, e que figuram em suas coleções particulares, ou que foram feitas para mim por encomenda ... Creio que será muito legal ver os trabalhos desses artistas ! E se você tiver uma miniatura customizada e quiser dividir alguma experiência com a gente, mande seu comentário e deixe um link pra gente apreciar também, ok ?

Até a próxima, pessoal ... Grande Abraço a Todos e Fiquem com Deus !!!

5 comentários:

  1. show de bola, a veraneio ficou coisa linda parabens ao pessoal que se dedica a esta arte...que no brasil temos varios.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Dielson ! O seu blog está fantástico e a matéria sobre os "velhinhos" rejuvenescidos ficou sensacional ... Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. e aí cara, tudo bem?

    não sabia da existência do seu blog... só fiquei sabendo pelo resultado do sorteio do garagem de brinquedo

    dei uma olhada rápida e curti pra caramba

    tb sou blogueiro, e colecionador
    dá uma olhada no meu blog quando puder
    http://hotwheelsaddiction.blogspot.com

    abração

    ResponderExcluir
  4. Elias Cara, que vergonha...perdi meu dados do computador e celular. Não tenho telefone nem celular de ninguem mais...por sorte achei seu blog de uma página impressa. Me liga, tenho que acertar aquela compra com você. Liguei no dia do encontro para o Ricardo mas vc já tinha saído...me liga...não gosto de ficar devendo não

    ResponderExcluir
  5. Fala, Marlúcio! Tudo resolvido então, não eh mesmo? eu estava olhando seus produtos no ML (http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_91447095_DisplayType_G_OrderId_PRICE) e tem muita coisa bacana ! o Chevelle com flames vc não me indicou, hein ? vou indicar para alguns amigos meus pois tem umas Matchbox bem legais ... estou meio atrasado com o blg mas nesse final de semana vou voltar a colocar semanalmene algumas postagens sobre as Mercedes 1:43 que infelizmente não pude expor no ultimo encontro (por decisão minha, mas isso eh outra história ...), além de continuar a falar sobre as customizações. Grande abraço em Cristo e que Deus o Abençoe em sua nova empreitada ! Valeu !!!

    ResponderExcluir